quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

HANS BECK, inventor de sonhos

Hans Beck inventou a Playmobil. Com esta invenção simples, bela e cativante, daqueles pequenos homenzinhos bem arredondados e fáceis de transportar, fez-me crescer. Acompanharam-me desde moço, piratas e cowboys, castelos, pistolas de balas imaginárias, bandidos, polícias, bons e vilões, horas e horas de sonhos, de enredos, de viagens para longe. Com estes bonecos mágicos cresci, fiz-me pouco maior que os 7,50cm dos meus amigos que me ajudaram a chegar aqui, mas nunca, nunca me queixei ou chorei por falta de PSPs ou Nintendos, encantado que estava, embrenhado na conquista de mundos que talvez já não existam... E os cavalos, os cavalos que criou, figuras esguias e elegantes, fascinantes, que me apaixonavam mais ainda que os seus cavaleiros. Julgo que cheguei a ter mais de 20 cavalos, ali, todos alinhados no chão da sala, guardando fiel e nobremente a casa contra algum possível malfeitor... Nunca poderei agradecer o imenso sonho em que transformou a minha infância e o meu mundo particular. E já agora, no próximo Natal, façam um favor aos putos que conhecem: em alternativa aos jogos de Playstation, ofereçam sonhos em forma de bonequinhos de 7,50cm, soldados, cavaleiros, piratas, polícias, doentes com pés de gesso que saem na hora, realizadores de cinema, astronautas, cowboys, princesas, tudo o que poderão imaginar.

E cavalos, sobretudo cavalos...

2 comentários:

Gil disse...

Ainda me lembro da minha melhor brincadeira de sempre. Foram para aí umas 3 horas a conquistar um forte/castelo com um amigo meu. Eu tinha uma espada e uma pistola e ele também. Havia raparigas para salvar e moedas para encontrar e escadas para subir. Sim, e cavalos, todos tínhamos cavalos.
No entanto devo confessar que a minha paixão foram sempre os Legos!

Unknown disse...

Achei que os cavalos mereciam uma foto... E cá está. Lembrarmo-nos da nossa melhor brincadeira de sempre só pode ser bom sinal!! Ainda tens salvação... :) Legos também é fixe, mas não há como o playmobil... Abraço