segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

A FOTOGRAFIA DE FERNANDO ASSIS PACHECO


Esta fotografia sempre me ficou na memória, de há alguns anos para cá. Há qualquer coisa nela que me atrai, uma certa meninice, uma ironia e ao mesmo tempo alegria de viver, neste homem. Sempre que lia na lombada de um livro da Assírio&Alvim em livrarias ou bibliotecas, o nome que lhe estava associado, Fernando Assis Pacheco, sentia uma vontade secreta de o abrir e rever aquele sorriso barbado, aquele manguito, aquela pessoa encostada à sua pasteleira. Há qualquer coisa nela de mágico que não sei explicar. Lembro-me vagamente de ver o Fernando de vez em quando falando na televisão, sabia algumas coisas sobre ele, muito poucas, percebo agora. Fernando Assis Pacheco morreu em 1995. Não sabia que tinha nascido em Coimbra. Foi actor do TEUC e do CITAC. Também não sabia.

Entretanto não resisti. Ao fim de muitos de anos, tive de trazer comigo para casa aquela fotografia: comprei a "Musa Irregular", livro que reúne a sua poesia e a respectiva fotografia. Penso que o Fernando veio também comigo, pelo menos um pouco...

SEM QUE SOUBESSES
Falei de ti com as palavras mais limpas,
viajei, sem que soubesses, no teu interior.
Fiz-me degrau para pisares, mesa para comeres,
tropeçavas em mim e eu era uma sombra
ali posta para não reparares em mim.

Andei pelas praças anunciando o teu nome,
chamei-te barco, flor, incêndio, madrugada.
Em tudo o mais usei da parcimónia
a que me forçava aquele ardor exclusivo.
Hoje os versos são para entenderes.
Reparto contigo um óleo inesgotável
que trouxe escondido aceso na minha lâmpada
brilhando, sem que soubesses, por tudo o que fazias.

2 comentários:

Mário Santos Reis disse...

E já agora lê «Trabalhos e Paixões de Benito Prada»,o seu romance derradeiro. Fresco envolvente dos meados do século XX de Coimbra, Portugal e mesmo Galiza.

Unknown disse...

Mário Reis, se fores quem penso seres, fica já um grande abraço e o contentamento por saber que me visitas o estaminé... Quanto ao livro, sei que é muito citado, e vou ver se trato disso. Obrigado pela sugestão e pela visita. Um Abraço e vai aparecendo!