O programa "NOVOS AUTORES" da Sociedade Autores é do melhor que se faz actualmente na televisão portuguesa. Como de costume, transmitido na RTP2 ao Domingo a partir da 1h da madrugada (a horas impróprias... merecia muito melhor) e em parceria com a Antena3 (que o transmite também ao Domingo às 10h da manhã).
Moderado pelo enciclopédico Henrique Amaro e pelo Luís Oliveira, ambos "antena3istas", de modo impecável e inteligente, que vão pontuando as conversas sempre com pertinência e tacto, com conhecimento sólido e profundo das matérias, deixando fluir naturalmente os temas e reflexões dos intervenientes: sempre dois autores da música actual e contemporânea, de diferentes áreas e abordagens à arte.
O facto de recorrer exclusivamente a músicos (cantores, compositores) portugueses da actualidade (diria da vanguarda contemporânea), torna a coisa muito interessante, e tem dado um retrato pessoal muito íntimo de todos eles, tem feito perceber os mecanismos da sua criação, da sua obra, da sua forma de pensar e estar na arte e na vida, e trazido intersecções e interacções muito conseguidas entre os dois convidados.
Uma abordagem nova, fresca e "cheia de sumo" que é óptima de acompanhar, de artistas e pessoas que tenho como grandes referências da nossa música actual (de Samuel Úria, a Jorge Cruz, Sam The Kid a Márcia, Pedro Silva Martins - Deolinda a Tó Trips, enfim...) e que fazem um retrato fiel dos artistas enquanto jovens, e dão conta da diversidade e óptimo momento criativo que atravessa a música portuguesa, como ar fresco e sadio que tanto precisamos nos tempos que correm.
Todos os episódios disponíveis no RTP Play, aqui:
Estado da arte do programa
Numa iniciativa conjunta entre a RTP2, a Antena 3 e a Sociedade Portuguesa de Autores resulta o programa NOVOS AUTORES, uma série de 12 programas que se traduz num ciclo de conversas que se desdobram num programa de rádio e de televisão. Cada sessão tem a duração de uma hora e é preenchida por uma conversa com dois novos autores, que serão entrevistados por Henrique Amaro e Luís Oliveira.
Autores relacionados com a música portuguesa são convidados a expressar as suas ideias em variados temas, a mostrar a sua atividade, a sua visão do país e do mundo, as suas expectativas e frustrações. O carácter inovador desta parceria e do seu conteúdo tem como objetivo estimular e perceber a música portuguesa como um conceito plural, com várias pistas a seguir e com uma produção que atravessa vários géneros nestes encontros entre criadores e público. Também fica favorecida a contribuição para a divulgação de novos autores e das suas obras numa perspetiva diferente da habitual, ou seja, não se limitando a apresentar apenas os trabalhos mais recentes, mas dando destaque ao processo de criação autoral considerando que os novos tempos oferecem práticas diferentes e cada músico interpreta essas novas ferramentas de modo particular.
Gravações no Auditório Frederico de Freitas da SPA
Sem comentários:
Enviar um comentário