sábado, 15 de novembro de 2008

Terá começado a deserção?



João Ubaldo Ribeiro assinou contrato com as Edições Nelson de Matos para a publicação da sua obra literária a partir de agora... Ora, João Ubaldo Ribeiro estava na Dom Quixote (por acaso, ou não, criada e fundada pelo próprio Nelson Matos...), que como se sabe foi uma das editoras "fagocitadas" pelo potencial monopolizador grupo Leya.
Na altura das "compras" e anexações de editoras como esta, a Caminho, a Casa das Letras, a Asa, e por aí fora, a polémica surgiu pelos perigos que poderiam advir da lógica best-seller que se poderia instalar, com hesitações de autores como Lobo Antunes e Saramago (pertencentes à D. Quixote e Caminho, respectivamente). Creio que nesse tempo, houve precipitação como ainda acho, já que ninguém seria tão burro ao ponto de as comprar para as tornar iguais, coincidentes, mas sim apostando na sua diversidade e dos seus autores como opção mais lógica e provável.
Mesmo assim, penso que será um sinal esta decisão de um primeiro autor que deixa a D. Quixote ao fim de tantos anos, e tenho cá uma impressão que muitos outros lhe seguirão os passos, mais cedo ou mais tarde... Porque, como já ouvi alguém dizer, há uns que estão cá para fazer livros, e com isso, por acaso, ganhar dinheiro, e há os outros que estão cá para...fazer dinheiro.
É que a montra das grandes editoras pode até ser bonita, mas talvez a essência não seja essa, mas sim tudo o resto...

Sem comentários: