O "Projeto Fragmentos" é um projecto desenvolvido por Nádia Paim Duarte, no âmbito do trabalho para conclusão do Mestrado em Design e Multimédia, na Universidade de Coimbra e traz uma visão muito interessante e que desconhecia sobre o processo de demolição de casas na Alta de Coimbra para a construção dos novos edifícios da Universidade de Coimbra, a partir de 1943.
Os últimos Salatinas, como eram conhecidos os residentes da Alta, recuperam e deixam registado em testemunho filmado o que se lembram da altura. Além dos testemunhos, fotografias da Alta anteriores à demolição, num projecto fantástico e muito pertinente. Penso que está lançada a base para um projecto ainda mais conseguido e completo, sobre um processo que transformou radicalmente a cidade e os seus habitantes. Apresentado de forma muito acessível e original no site, numa espécie de barra de correr (não cronológica mas geo-referenciada), ao longo da zona e do mapa da Alta.
É de facto curioso imaginar como seria hoje a Alta, se tivesse mantido o seu casario e as suas travessas... e já agora, as pessoas que de lá foram despejadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário