O último fim de semana foi passado finalmente nessa bela localidade do Fundão. Fizemos a linha da Beira Baixa, desde o Entroncamento até ao Fundão, e é uma viagem de comboio simplesmente encantadora. Altamente recomendada, passando por Almourol, Abrantes, Ródão e Castelo Branco, com uma paisagem fantástica, no início junto ao Tejo e depois por entre escarpas e planícies de pastagens repletas de Estevas, Sobreiros, Freixos, Oliveiras, Pinheiros, enfim..
Encontrei um site sobre a linha da Beira Baixa com algumas fotografias aqui.
Depois aterrámos na cidade e é um sítio encantador. Pacato, tranquilo e rodeado de montanhas no horizonte. Apesar de curta a estadia, tivemos hipótese de dar conta da obra notável que é a Moagem, centro cultural da cidade, num edifício recuperado de forma brilhante, antiga fábrica de moagem de cereal, logo junto à estação, que é agora palco de actividades culturais diversas e centro de divulgação turística da cidade e região.
Uma volta pela inebriante e sugestiva Serra da Gardunha, e Alcongosta, capital mundial da cereja, em encostas e encostas intermináveis de cerejeiras de folha verdinha à espera de se carregarem de um vermelhão doce e que vem aos pares. Em Maio ajustamos contas...
Em Dornelas do Zêzere foi um tal provar!! Vinho tinto "palhete", aguardente, e até vinagre, maravilha... aqui fica um almanaque do recanto. E ainda a vista deslumbrante sobre a barragem de Santa Luzia. 76m de parede sobre o Rio Unhais. aqui fica uma pequena ideia.
Lá voltaremos, sem dúvida.
Agora, o que não julguei, nunca imaginei mesmo, no meio disto tudo, é que encontraria em pleno Fundão, Jim Morrison cantando Latino América, e seu fã Nº1, Jimmy James. Há coisas para as quais nunca estamos preparados ;)
Sem comentários:
Enviar um comentário