segunda-feira, 30 de março de 2009

lamento fashion victim

o indie chunga invadiu as lojas de roupa. e agora?

PARABÉNS

quinta-feira, 26 de março de 2009

triste país...

"Por mais explicações que venham a ser dadas, toda a gente sabe que as verdadeiras razões que estão por trás da decisão de encerrar a Linha do Corgo são de natureza economicista. A exploração não é rentável. Mas o Metro de Lisboa, o Metro do Porto, a Carris e muitos troços explorados pela CP também não o são.


Há um custo social que todos os portugueses aceitam pagar para manter muitos serviços públicos deficitários. No caso da Linha do Corgo, o custo social que é necessário suportar é uma gota no oceano de desperdícios e prejuízos que tanto a Refer como a CP têm acumulado ao longo do tempo. Para dezenas de aldeias dos concelhos de Vila Real e Régua, o comboio é ainda hoje o principal meio de transporte. Para muita gente, é mesmo o único. Existe uma auto-estrada a ligar as duas cidades, mas as estradas que ligam as aldeias do vale do Corgo são tão estreitas e sinuosas que, em certos pontos, mal passam dois carros.Viver nestas aldeias já é um fardo pesado. Sem transportes, é um castigo.


Claro que quem decide desconhece esta realidade. Na equação, as pessoas atingidas são reduzidas a números e tratadas com desprezo. Foi sempre assim.

O que choca, neste caso, é constatar que esta política merece o apoio do mesmo Governo que pretende investir 3,8 mil milhões de euros numa linha de alta velocidade entre Lisboa e o Porto. O mesmo Governo que elegeu o Douro como um dos pólos turísticos prioritários para o país e que, no entanto, autorizou a construção de uma barragem no Tua que vai acabar com um dos mais belos troços ferroviários do país. O mesmo Governo que quer povoar a Trás-os-Montes de auto-estradas e não investe um cêntimo no desenvolvimento, ou na manutenção, do caminho-de-ferro na região. O mesmo Governo que, com o fecho das Linhas do Corgo e do Tâmega, dá uma machadada mortal no formidável projecto ferroviário do Douro. Um Governo assim, se não for castigado pelos votos, sê-lo-á, certamente, pela História."

Pedro Garcias (texto completo aqui)


Quanto a isto, o Sr. Presidente diz assim...


E eu pergunto: Este senhor é presidente de quem???

quarta-feira, 25 de março de 2009

Projecto CRIAR BOSQUES


Um dos projectos mais fantásticos e que considero de uma importância extrema em Portugal, o "Criar Bosques, Conservar a Biodiversidade" da QUERCUS. Com o objectivo de preservar e criar bosques de espécies autóctones (árvores e arbustos), a Quercus, propõe-se plantar milhares destas árvores com o apoio de outros parceiros. Para além disso, coloca à disposição plantas cultivadas em viveiros próprios para quem estiver interessado em plantá-las e ajudar nesta preservação, ou para outros projectos conservacionistas. Um projecto de um valor incalculável. Neste momento, como o próprio site do projecto indica, foram já plantados 48590 arbustos e árvores autóctones.
A Quercus aceita também apoio voluntário na apanha de sementes, na plantação e na manutenção dos bosques... Para conhecer e acompanhar aqui.

terça-feira, 24 de março de 2009

Tristes Trópicos, triste Papa

"A moral não é uma questão de fé nem de mandamento divino. Não é preciso ter fé para se obedecer a um código de conduta com valores morais que todos devemos ter. Por vezes até - como se vê com os pregadores extremistas do Islão, do judaísmo ou do Papa Ratzinger - é a invocação da fé que acaba por pretender legitimar o que é moralmente insustentável. Também a fé não dispensa que se tente perceber quem os outros são, olhando-lhes para a cara. A mim, bastou-me olhar para a expressão de Ratzinger, no primeiro momento em que apareceu à janela de S. Pedro como Papa Bento XVI, para perceber muita coisa: Deus não tinha nada a ver com aquilo; o que ali estava inscrito transparentemente era uma expressão de pura cobiça satisfeita, de deleite com o poder. E até hoje não o vi mudar de expressão, apenas disfarçar, enquanto vai achando prudente, as ideias que desde sempre foram as suas."
Miguel Sousa Tavares
(artigo completo aqui)

arma secreta iraquiana

E cá está. A próxima arma secreta (literal...) da selecção nacional, que nos levará até ao Mundial. Estamos safos!
(sim, estou a abanar a cabeça, ainda. penso: como é possível?!)

segunda-feira, 23 de março de 2009

Forest in a Bottle

Formidável... Para quem não conseguiu ver, como eu, na SIC, o documentário pela BBC "Forest in a Bottle" sobre o Montado e a sua biodiversidade. Porque não é necessário voar até à Amazónia ou à remota Austrália para encontrarmos paraísos da vida selvagem: A A2 fica bem mais perto...

http://www.vimeo.com/3357193

Multilateralidade Masculina

Diz-se das mulheres que são capazes de ser múltiplas, de se desdobrarem em tarefas e aptidões. Não ponho isso em causa, aceito com facilidade. Agora, há que admitir, os homens também são uns grandes artistas do enredo e do engenho. Aqui deixo, feliz e sorridente, duas maravilhosas notícias que encontrei hoje no Expresso.
É ou não é genial? E não percam, em breve, o homem que vai revolucionar a Selecção Nacional de Futebol e levar-nos até ao Mundial...

Cartola - Corra e Olhe o Céu

Aqui fica um vídeo em jeito de postal ilustrado do canal TRAMA, com o maravilhoso Cartola, senhor mestre do samba. Fundador da Estação Primeira de Mangueira, compôs o 1º samba da escola. Chegou até mim numa noite de boteco em Recife, quando alguém cantou e tocou "As Rosas Não Falam". Fiquei encantado e curioso, comprei o CD, percebi que era a voz do famoso "Alvorada, lá no morro que beleza...". Nunca mais o larguei.

domingo, 22 de março de 2009

TV TRAMA

Um dos canais mais fantásticos do Youtube é este da TRAMA, a editora brasileira. Verdadeiras pérolas de vídeos antigos e actuais da música brasileira. Recomenda-se. Eu já perdi umas horas, e não me arrependo.

sábado, 14 de março de 2009

Corrupção Universitária: o que é isso?!

No seu blog, o magnífico David Marçal continua a chamar a atenção para a endogamia e processos algo criticáveis (no mínimo...) de contratação e do carreirismo nas universidades portuguesas. A partir do site espanhol http://www.corruptio.com/ que denuncia situações de corrupção nas suas universidades, coloca algumas questões pertinentes e que parecem preocupar muito pouco as pessoas deste país. Até quando?

domingo, 8 de março de 2009

António Barreto, à revista LER deste mês:
"Da maneira como o Governo aposta na informática, sem qualquer espécie de visão crítica das coisas, se gastasse um quinto do que gasta, em tempo e em recursos, com a leitura, talvez houvesse em Portugal um bocadinho mais de progresso. O Magalhães, nesse sentido, é o maior assassino da leitura em Portugal»
José Carlos Ary dos Santos escreveu "As Sete Virtudes Filosofais ou A Alquimia dos Poetas", uma série de 7 poemas. Começo por este, porque sim.

7. A PREGUIÇA

Este
lento
talento

de vazarmos tristeza.

quinta-feira, 5 de março de 2009

O fenómeno particular dos Canais para Adultos

Uma das vantagens de atender os telefones à PT, é o facto de termos o Portugalinho inteiro a entrar-nos pelos headsets, vulgo auscultadores. E por outro lado, uma das coisas magníficas que tem o MEO (aquele serviço que tanta fama deve ao humorismo nacional), é o facto de ter canais premium, nomeadamente os designados "canais para adultos". E quando temos de ser nós, assistentes, a proceder à activação dos ditos, para deleite dos devidos interessados (como acontece no serviço por satélite), é um regalo. Daí a razão deste post.
Tenho assistido a tiradas do mais elevadíssimo nível, e considero que se alguém quisesse perder algum tempo, poderia fazer-se só com este simples tema, uma verdadeira tese antropológica ou sociológica do fenómeno. Qualquer coisa como "Contributos para o conhecimento do papel da cultura portuguesa na percepção individual de conteúdos de cariz erotizante nos media: Formas de activação e interacção no século XXI"
Adentrando concretamente no tema, as abordagens são diversas, distintas e específicas de pessoa para pessoa, como é evidente. Casos há, como os que tive o prazer de testemunhar, em que se denota um elevado sentido estético na visualização dos conteúdos, como aquele velhote que me entra em linha desabafando que está um pouco descontente com o grau de intensidade do canal que activou: "Sabe, eu tenho este canal, mas é demais para mim. Gosto de erótico, mas não muito forte, muito pesado. Queria assim qualquer coisa mais levezinha..."
Ora, vem nos mais básicos manuais de qualquer profissional do ramo da assistência telefónica, a referência à proactividade e à postura de ajudar o cliente no que precisar, o que me levou necessariamente à sugestão de algo mais "soft", no que em relação a canais erotizantes temos disponível. E lá vai mais um cliente satisfeito, não sem antes chamar à atenção do assistente para a activação do canal de rambóiada na instalação que está numa determinada morada, pois tendo o mesmo titular dois serviços, não seria adequado activar no serviço que está na casa onde os netos têm o prazer de visitar o senhor e onde gostam de ver outras macacadas, não vão os miúdos dar de caras com cenas pouco aconselháveis, ainda que das mais "levezinhas"...

Seguindo para outro case-study, tive certo dia um senhor também um pouco desiludido (e percebo que nesta matéria de canais para adultos, os clientes são de facto exigentes...) pela imensa tristeza que o assolava de cada vez que assistia os filmes que passam. É que, dizia ele, "não consigo ver as legendas. Queria saber se é normal, se este canal não tem legendas. É que está tudo em inglês ou lá o que é, e eu gosto de perceber as histórias, senão não tem assunto." Abençoado senhor, indiferente ao simples mover e enrolar de corpos nus, às cenas cruas de carácter excitante, mas isso sim, fiel apaixonado do texto, do guião, da palavra dita, enfim do enredo que se cria e da criatividade do mesmo. Confesso que passei, desde esse dia, a olhar a coisa de forma muito mais romântica... mas infelizmente, neste caso, pouco houve a fazer, com muita pena minha. Fiquei a imaginar aquele pobre homem, sentado no seu sofá, olhando um ecrã vago e incompreensível, não percebendo aquela frase belíssima e profunda que o motorista diz à sua patroa loura e milionária quando se encontram casualmente sós na pisicina da mansão com o marido no estrangeiro. Eu, que percebo inglês, decerto choraria perante tão shakeaspeareano discurso, mas aquele homem, coitado, o que será dele.
É verdadeiramente curioso e interessante este fenómeno.
Para finalizar, apenas um outro exemplo, pelo simples facto de ser o nosso cliente do sexo feminino, que também as há. A senhora contacta para saber porque não consegue ver o canal 293. Assim, tal e qual - O canal 293 não está a transmitir. Ora, sendo eu um assistente com acesso óbvio a qual seria o canal que vem associado disfarçadamente (ou pelo menos, ela tentou...) a esta posição na grelha, de seu nome Private Weekend, e tendo eu a informação do que se trata, ou seja, malandrice... até achei piada ao facto da senhora considerar que chamando o boi não pelo nome mas pelo número, a coisa passava sem dar nas vistas. Todavia, estando o segredo e a chave para o facto da senhora não ver o canal a uma quarta-feira, escondido no próprio epíteto específico do mesmo, Private Weekend, lá tive de informar devidamente a senhora cliente de que o Private Weekend, que corresponde na grelha ao belo lugar 293, é um canal para adultos que sendo Private Weekend, apenas transmite aos fins de semana a horas pouco católicas, justificando assim a triste realidade de a senhora não estar a ver numa quarta-feira, o tal canal Private Weekend, ah perdão, o canal 293.
E pronto, penso que fica uma pequena amostra da complexidade do tema. Poderia versar também um pouco sobre o serviço de videoclube, que abarca filmes do mais elevado nível, e daquele rapazinho que muito indignado me transmitiu a fraca oferta de filmes para adultos, sugerindo a renovação e incremento do número de títulos disponíveis, pois já os havia visto a todos. Ainda me lembrei de salientar que o serviço MEO tem internet ilimitada. Mas arrependi-me a tempo, consciente do grau de exigência dos clientes nesta matéria. Proactividade sim, mas nem tanto. Pois...

quarta-feira, 4 de março de 2009

Boa Viagem, Manita!!

Somos parecidos, até. Eu e minha irmã. Viemos do mesmo ninho. Um ninho quente, tranquilo e ternamente acolhedor. Temos esse privilégio. De tanta coisa, a poesia sempre nos uniu, temos gostos muito parecidos nisso. Por isso talvez, pelo que somos os dois, este é um dos nossos poemas. Aqui fica, com um grande beijo, neste voo que começas. Na certeza de que, pelo menos te fará dar ainda mais valor ao lindo ninho de onde vens...

segunda-feira, 2 de março de 2009

a braço dado não se olha o dente.

domingo, 1 de março de 2009

UHF, ópera-rock e SLB

Os UHF preparam uma ópera-rock para o Benfica. Sim, é verdade. A notícia vem aqui. Enfim... Se fosse para o Sporting, arriscava o título evidente da obra: "O Barbeiro de Paulo Bento".
Mas no caso do SLB não sei, apenas auguro uma ópera-rock repleta de tragédia e a certeza de que basta a conjugação de UHF, Ópera-rock e SLB para ficar arrepiado.