Integrado na Colecção Educativa, Série N com o tema "Agricultura, Pecuária, Indústrias Caseiras e Artesanato" inserido na Campanha Nacional de Educação de Adultos promovida em pleno governo salazarista. Uma verdadeira pérola, livrinho editado em 1956, pequenino e maneirinho, uma verdadeira "bíblia" das conservas de todo tipo de fruta e hortaliça afins... tão baratinho e tão (como direi?) ... gostoso! Aqui vai um pequeno excerto, do mais mimoso que encontrei, só pra dar uma ideia da delícia que é esta viagem ao passado e aos tão saudosos "bons costumes"...
"Depois de saber ler, escrever e contar, o que se aprendeu na escola, em menino ou em adulto, precisa de ser completado com uma instrução conveninente e ao alcance de todos.
Dentro desta ordem de ideias, não poderia ficar esquecida a mulher, a dona de casa, na sua principal actividade que é o governo caseiro. E quão difícil e espinhosa é, por vezes, essa missão! É a ela que compete remendar, fazer não sentir as faltas, acarinhar, encorajar, prover o seu celeiro, dentro dos recursos disponíveis, enfim, é dela que depende em grande parte, a felicidade ou infelicidade do lar, evitanto que a sua casa seja, como se ouve dizer tantas vezes, infelizmente: - é uma casa sem pão...onde todos ralham e ninguém tem razão.
É à mulher, principalmente à do campo, que estas páginas são dedicadas, na fé de que elas contribuam para o bem estar familiar e também para o aproveitamento de muita fruta, revelando pois ao "seu homem", ao agricultor, o verdadeiro valor da fruta.
Assim, consegue ainda a mulher levá-lo a olhar, com mais carinho e amor, a árvore que tais frutos deu, e a prodigalizar-lhe certos cuidados e amanhos julgados desnecessários.
Quantas facetas há, pois, neste assunto:
- aproveita-se a fruta;
- comem-se doces que regalam;
- a saúde agradece;
- e até a própria arvorezinha é engrandecida!
E afinal, todas as vantagens por quê? Porque, graças a Deus, já sabem ler!"
Não é simplesmente lindo?? Eu só acrescentaria neste final "graças a Deus, e a Salazar, já sabem ler!!!" Enfim, não consigo dizer mais, enchi-me de súbito duma nostalgia... Mas adoraria ter mais alguns volumes, sobretudo estou curioso da Série A que versa sobre "Doutrina" e Série B "Informação e Propaganda"; Agradece-se a quem tiver em sua posse algum outro volume desta "colecção educativa" que queira ceder, a colaboração e amabilidade de o ofertar, a bem da instrução!